História
Desde o seu surgimento, em 2022, o VERdeCINE - Festival Socioambiental de filmes vem construindo parcerias sólidas visando desenvolver ações pela cidade de Lavras/MG. Com exibições de filmes seguido de bate papo o VERdeCINE expande conhecimentos e dialoga com escolas, projetos sociais e comunidades locais além de colaborar com o movimento Amazônia de pé em suas ações.
2024
Em junho de 2024, na semana do meio ambiente, será a primeira edição do VERdeCINE como um festival socioambiental de filmes, na praça central da cidade. Como parte integrante do festival, a oficina de documentário “da ideia a realização”, proporciona aos seus participantes, ferramentas audiovisuais para o desenvolvimento de uma visão particular no debate socioambiental. As escolas da rede municipal também tem lugar especial no VERdeCINE com dois dias de sessão exclusiva no cinema local. Serão exibidos 04 filmes cuidadosamente pensados e selecionados, que trazem em seus conteúdos representatividade e estimulam a pensar nossa relação com o planeta. Durante os dias do festival, nos intervalos dos filmes vamos ter espetáculo de circo com instrumentos recicláveis, forro pé de serra e pré-lançamento do livro “O catador” de Evaldo Garcia com a presença do autor. Todas e todos, artistas locais que foram selecionados através da abertura de inscrição. A feria de produtos sustentáveis fica aberta durante toda a programação para inspirar transformações positivas e expor que Lavras tem gente que produz cuidando do planeta.
CURADORIA
Para a edição de 2024, o eixo curatorial está inspirado no segundo objetivo da agenda de 2030 “Fome zero e agricultura sustentável” tendo recebido em sua primeira edição 150 filmes inscritos. Foram selecionados 18 filmes de várias partes do Brasil, de vários formatos e duração que abordam o tema diretamente ou de forma transversal. Com a intenção de inspirar e promover transformações necessárias na nossa sociedade, a curadoria selecionou filmes para estimular diálogos após cada sessão e ampliar o repertorio audiovisual do público, oferecendo a oportunidade de assistir obras brasileiras relevantes, diferenciadas e de difícil acesso.